A ausência de um ou mais dentes é sempre um motivo de desconforto e pode afetar a estética do sorriso, a qualidade da mastigação e a capacidade de pronunciar palavras corretamente, além de causar desequilíbrios na mordida.
A mastigação dos alimentos é inerente à qualidade nutricional de qualquer indivíduo, além de evitar problemas digestivos pela trituração ineficiente dos alimentos. Esta questão é particularmente importante nos pacientes mais idosos, que são mais sujeitos às consequências da falta de nutrientes. A questão estética é essencial para as relações sociais dos indivíduos, fortalecendo a sua autoestima e a sua autoconfiança, o que impacta diretamente na qualidade de vida. A qualidade da pronúncia das palavras também se destaca neste contexto, pois é essencial para que o indivíduo se integre no mundo.
A especialidade da prótese dentária volta-se à reposição dos elementos dentários perdidos, devolvendo ao paciente as funções mastigatória, estética e fonética, além de proteger as articulações temporomandibulares. Existem alguns tipos básicos de próteses dentárias:
Mais conhecidas como dentaduras, as próteses totais removíveis são indicadas para pacientes que perderam todos os dentes. Elas podem ser retiradas pelos próprios pacientes para higienização e ao deitar. Hoje, com a evolução dos materiais, é possível produzir próteses que reproduzem fielmente as características dentais naturais, além das gengivais.
Podemos indicar este tipo de próteses para pacientes que têm alguns dentes remanescentes e que, por algum motivo, não podem realizar um tratamento com implantes. As próteses são fixadas aos dentes naturais por ganchos metálicos e podem ser removidas pelos próprios pacientes.
Este tipo de prótese é também indicado para pacientes que perderam alguns dentes e que não são indicados à colocação de implantes. É necessário desgastar os dentes vizinhos ao espaço sem dentes para que eles sirvam de suporte à prótese. Os resultados estéticos são bastante satisfatórios, graças às cerâmicas de última geração que hoje temos disponíveis.
Os implantes osseos integrados funcionam como substitutos das raízes naturais dos dentes e suportam os dentes protéticos, que podem ser aparafusados ou cimentados sobre eles. As próteses definitivas são colocadas cerca de seis meses após a cirurgia de colocação de implantes, na maioria dos casos. Essa é a alternativa que mais se assemelha aos dentes naturais, o que possibilita melhores resultados estéticos e maior conforto e segurança para mastigar.
Endereço
Rua 5 de Outubro, 257
4100-175 Porto | Portugal
E-mail
atendimento@dciporto.pt
Whatsapp
+351 911 841 964
Telemóvel
+351 223 166 943