A manutenção da saúde das estruturas que suportam os dentes é essencial para que eles sejam funcionais durante toda a vida. Os dentes são circundados por tecidos de suporte e sustentação que, em conjunto, são chamados de periodonto. As doenças do periodonto são a principal causa da perda de dentes em adulto e merecem a devida atenção.
São elas:
Quando existe o acúmulo de placa bacteriana e cálculo dentário (tártaro) há uma reação de inflamação gengival, denominada gengivite, que tem como características principais o inchaço das gengivas e o sangramento. Com a limpeza dental e a remoção dos agentes que levam à inflamação, a condição é totalmente revertida, sem qualquer sequela. Em pacientes geneticamente propensos, entretanto, a evolução da gengivite pode levar à periodontite.
Nas periodontites, a infeção e a inflamação estendem-se além da gengiva e vão para as demais estruturas periodontais internas. Isso leva à destruição progressiva dessas estruturas, que é irreversível e pode, no limite, levar à perda dos elementos dentais, que ficam “moles” e caem. A predisposição genética, o fumo e a diabetes são fatores que favorecem o desenvolvimento dessa doença, que não tem cura e pode apenas ser controlada..
Além da saúde das estruturas dos suporte dentais, a periodontia também aborda a estética gengival. Com técnicas cirúrgicas específicas dessa especialidade, podemos remodelar as gengivas em locais onde há falta ou excesso do tecido, como na correção de retrações ou do sorriso gengival.
Endereço
Rua General Norton de Matos, 360
4050-424 Porto | Portugal
E-mail
atendimento@dciporto.pt
Whatsapp
+351 911 841 964
Telemóvel
+351 223 166 943